: Cristiane Campanholo / : 05/06


Nos últimos dias, tenho ouvido muito esta frase. Interessante ponto de vista, já que não faço para os outros o que não gostaria que fizessem para mim.

Vamos aprofundar o assunto. Se eu não falo, não magoo os outros, mas eles não irão conhecer o que penso. Se eu não expresso o que penso, não tenho voz. Se eu não tenho voz, não tenho sonho. Se eu não tenho um sonho meu, eu só realizo o sonho dos outros.

Por outro lado, teria uma forma de falar, expressar as ideias e os sentimentos sem magoar os outros? Claro que sim! Fale como gostaria que falassem com você. Com calma, assertividade e consideração pelos sentimentos dos outros. Mas fale!

Quando você não verbaliza o que sente, as pessoas leem na sua feição, pois você parece emburrado. De que adianta não falar, se vai magoar os outros de qualquer forma?

Sendo assim, fale! Seus pais agradecem, pois querem te ouvir. Seus filhos serão melhores filhos se souberem o que você pensa. Seus funcionários saberão exatamente o que você quer e o que devem fazer. Seu chefe saberá suas dúvidas e preocupações. Você se sentirá gente de verdade!

Quer fazer uma experiência? Fala um pouquinho, dê sua opinião para pessoas que você confia. Depois você vai ver que funciona bem, aí pode falar para os outros também. Lembre-se: com consideração, com respeito, como você gostaria que fizessem com você, fale o que é importante, fale o necessário, fale o que precisa ser falado.

Você vai fazer uma gigante mudança em sua vida, pode acreditar!